Tempo de leitura: 5 minutos
É notório que com o avanço da tecnologia, o uso da energia solar ganha cada vez mais volume e diversidade nas suas aplicações.
Antes de mais nada, destaca-se o fato de ser uma fonte de energia limpa e renovável, que através da radiação solar gera energia e ainda contribui para um enorme ganho ambiental.
Dessa forma, por se diferenciar do modelo tradicional de captação de energia, o sistema de energia solar permite ser utilizado em diversas aplicações, como veremos a seguir
Basicamente, podemos dividir o uso da energia solar em 2 formas: energia térmica e energia elétrica
Aplicações da Energia Solar como Energia Térmica
-
Aquecimento de água
Uma das formas mais conhecidas de aplicação da energia solar é para o aquecimento da água.
Nesse processo, utilizam-se coletores solares. Esses coletores são na verdade aquecedores de fluidos líquidos ou gasosos. O fluido aquecido é mantido em reservatórios termicamente isolados até o seu uso final.
Esses coletores são utilizados principalmente para o aquecimento de água em hotéis, hospitais, residências, etc.
Assim sendo, proporciona conforto e redução no consumo de energia elétrica.
-
Aquecimento, Refrigeração e Ventilação
É possível aproveitar a energia solar para aquecimento e refrigeração utilizando materiais de massa térmica como pedra, cimento e agua, por exemplo, para armazenar calor e, por conseguinte, manter ambientes resfriados ou aquecidos.
Então, esse material pode ser utilizado tanto para reter o calor e liberá-lo a noite, mantendo o ambiente resfriado, como para armazenar o calor para ser utilizado dentro do ambiente.
Utilizado adequadamente, a massa térmica mantém a temperatura em uma faixa confortável e reduz o uso de aquecimento auxiliar.
Outra utilização é na ventilação de edifícios. Utiliza-se, neste caso, uma chaminé térmica solar, que é um sistema solar passivo de ventilação composto por um duto vertical que liga o interior e o exterior de um edifício. Quando a chaminé aquece, o ar interior é aquecido e puxado para fora através da corrente que é formada.
-
Cozimento
Também podemos utilizar a luz solar para cozinhar, secar e pasteurizar.
Utilizando equipamentos como Forno solar, panelas e fornos refletores é possível atingir temperatura de 90 a 315 °C.
Aplicações da Energia Solar como Energia Elétrica
Basicamente existem 2 formas de conversão da Energia Solar em eletricidade. A primeira e mais difundida é a Energia Fotovoltaica e a outra é a Energia Solar Concentrada (CSP).
Vamos ver onde elas se aplicam?
-
Microgeração de Energia
A aplicação que mais cresce na atualizada é microgeração de energia para consumo próprio feita através de painéis fotovoltaicos.
Neste caso, as aplicações da tecnologia fotovoltaica são inúmeras: iluminação, fonte de energia para aparelhos em geral, sistemas de telefonia, bombeamento de água, cerca elétrica, sistemas de irrigação, oxigenação de lagos, entre outras.
Além de ser utilizada no consumo próprio, os painéis são interligados à rede elétrica tradicional e a eletricidade que não é consumida na residência vai para a rede elétrica da concessionária, gerando, dessa forma, créditos junto a concessionária e abatimentos na conta de energia.
A Instalação desses sistemas está em crescimento constante e pode ser uma ótima oportunidade de negócio com altos ganhos.
Quem deseja fazer parte desse mercado precisa se qualificar o quanto antes. Por isso a procura por cursos tem crescido bastante.
Um dos cursos mais interessantes do mercado é o Curso Instalador Solar e Alta Performance
-
Usinas Solares
As usinas solares são representadas pela utilização em grande escala da energia solar com a finalidade de gerar alta tensão e altos níveis energéticos disponíveis na rede elétrica. São os chamados Sistema de Energia Solar Concentrada (CSP).
Existem dois tipos principais: usinas fotovoltaicas e heliotérmicas.
Usinas fotovoltaicas geram energia com um conjunto de painéis fotovoltaicas via o chamado efeito fotoelétrico, transformando a radiação solar a corrente direita e usando inversores a corrente alternada.
Usinas heliotérmicas por sua vez concentram a radiação solar infravermelho capturado com espelhos e criam um processo térmico de vapor para mover turbinas e gerar energia elétrica.
-
Outras Aplicações
Transporte – Meios de transporte, como carros e aviões, movidos a energia solar são testados a cada ano.
Agricultura – Novos sistemas com o uso da energia solar são utilizados para aumentar a produtividade, além da redução de despesas.
Arquitetura e Urbanismo – A Luz solar vem influenciando diretamente novos projetos de arquitetura e urbanismo.
Dispositivos Autônomos – Dispositivos autogeradores como postes de iluminação, irrigadores, câmeras, entre outros, podem utilizar placas solares próprias que sejam capazes de suprirem suas próprias demandas por eletricidade.
Crescimento da Energia Solar no Brasil
No mundo todo, o investimento em energia solar bateu novo recorde no ano passado. Foram mais de US$ 160,8 bilhões de recursos, segundo o relatório da ONU, publicado em abril de 2018.
Já no Brasil acabamos de atingir a marca histórica de 252MW de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração de energia.
Em 2016, o setor registrou um crescimento de 270%; em 2017, 304% e a projeção para 2018 é de 358%.
Não só por causa de subsídios de governos e projetos locais, o crescimento também é justificado principalmente pelo barateamento dos painéis.
Além disso, o que também chamou a atenção de especialistas foi o aumento no interesse das pessoas em instalar os painéis.
Não por acaso, diversas companhias do setor estão investindo na área.
Todos esses dados têm contribuído para aumentar a geração de empregos no setor, que necessita cada vez mais de mão de obra especializada.
Veja aqui também as Vantagens e Desvantagens da Energia Solar